Cabines Pressurizadas

Para proporcionar espaços de trabalho ideal para a pintura industrial moveleira - limpo, filtrado e livre de impurezas - são indicadas as cabines pressurizadas. Elas são ambientes ao estilo de salas de pintura, qualificados tecnicamente para atender às necessidades de indústrias moveleiras exigentes e de alto padrão de acabamento.

As cabines pressurizadas fazem uso de módulos pressurizadores Arpi que possuem três barreiras de filtragem do ar antes de entrar na cabine. O ar, devidamente filtrado, entra na cabine em um volume maior do que é aspirado. Trata-se geralmente de cerca de 10 a 30% mais ar do que é aspirado pelos módulos pressurizadores. O ar dentro das cabines pressurizadas possui alta pressão, evitando que aconteça entrada de o ar externo não filtrado e contamine o ar interno da cabine. Esse sistema é chamado de pressão positiva.

As cabines pressurizadas podem ser compostas de três maneiras diferentes e que atendem às necessidades distintas, privilegiando processos e otimização de espaço:

Modelo PSI - Pintura e Secagem Integrada: nessa formatação os três processos são executados em um mesmo setor de trabalho. A peça pintada fica nesse ambiente até que seja possível o toque, desse modo assegurando que fique livre de impurezas.

Modelo PS - Pintura e Secagem: neste caso a pintura e a secagem não acontecem no mesmo setor. Um é um ambiente de pintura pressurizado e o outro é um ambiente de secagem e eles são interligados por uma porta de passagem. O setor de secagem pode ainda ser aquecido ou pressurizado. Ideal para necessidades de alta produtividade.

Modelo LPS – Limpeza, Pintura e Secagem: nessa formatação, além dos ambientes de Pintura e Secagem, também há um espaço que os antecede dedicado à Limpeza. Nesse primeiro espaço a pressão é 0/0, propícia para a limpeza e preparo das peças antes de passar para o ambiente de pintura. O setor de Secagem também pode ser aquecido ou pressurizado. Ideal para altos índices de produtividade e acabamento.

As cabines pressurizadas possuem design que privilegia a visibilidade da área interna para observação dos processos. Na parte interna, são equipadas com diversos pontos de iluminação. Paredes e pisos possuem superfícies lisas para facilitar limpezas e manutenções. A operação dentro das cabines pressurizadas deve ser devidamente controlada, com entrada permitida somente para profissionais qualificados e uniformizados com macacões e EPIs, conforme informado nas normas de segurança e proteção ao trabalhador.

A Arpi é uma empresa do Grupo ArpiAspersul, que tem mais de uma década de experiência no mercado de cabines de pinturas e soluções para todo o processo de pintura moveleira. A Arpi preza para que os clientes recebam cabines pressurizadas de qualidade e que sigam às normas de segurança ao trabalhador e ao ambiente fabril.

Modelos de Cabines Pressurizadas

Cabines Pressurizadas
  • Rua Irmão Gildo Schiavo, 266
  • Bairro São Cristovão - Caxias do Sul - RS
  • +55 (54) 3238-0000
  • +55 (54) 99699-0737

Instagram

fACEBOOK